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Inteligência artificial ganha e seguidores espaço nas redes sociais

A inteligência artificial já é uma realidade inclusive para quem não está atento às novas tecnologias. A novidade está ganhando notoriedade nas redes sociais, a partir de perfis como Miquela Sousa – ou “Lil Miquela” –, uma influenciadora digital de 19 anos do mundo da moda de Los Angeles que já soma mais de 1,4 milhão de seguidores. O detalhe: Miquela não existe na realidade, é uma imagem gerada por computador, trabalho de uma empresa de inteligência artificial baseada em Los Angeles chamada Brud.

Miquela produz selfies usando roupas de marcas como Diesel, Stussy e Prada, mas também é popular entre músicos e personagens da indústria da moda, com quem costuma aparecer em restaurantes em Nova York e Los Angeles. No perfil do Instagram de Miquela, é possível ver que ela também está na mídia, em revistas como Interview e Highsnobiety.

A revista Vogue a apelidou de “fictional it girl”. Em 2017, Miquela lançou um single, “Not Mine”, que se tornou viral no Spotify. Ela usa sua plataforma para apoiar causas sociais e apóia uma organização chamada Black Girls Code, que promove o treinamento tecnológico para meninas. Mas Miquela não é a única.

Em abril de 2017, a modelo Shudu Gram publicou sua primeira foto no Instagram. Com 143 mil seguidores, Shudu é criação do fotógrafo de beleza, moda e celebridades Cameron-James Wilson, que vive em Londres, na Inglaterra. Em entrevista à BBC, o fotógrafo contou que a modelo foi desenhada em um software de modelagem 3D e que ele a vê como “uma peça de arte”, “uma celebração virtual de belas mulheres de pele escura”.

No início deste ano, Fenty Beauty – a marca de maquiagem de propriedade da superstar Rihanna – postou uma imagem de Shudu usando seu impressionante tom laranja de batom SAWC – e viralizou.


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